A literatura pode ser entendida como um uso estético da linguagem através da arte literária – ou escrita – ou também como um conjunto de obras literárias que tem um valor estético significativo, de uma época e um local específicos.
Conheça a história da literatura portuguesa, as suas obras mais importantes e os maiores artistas representantes de todos os tempos. Confira todos os detalhes aqui, no CinequaNon!
A literatura portuguesa pode ser dividia em 3 principais eras, sendo elas a Medieval, Clássica e Moderna.
Acredita-se que a origem da literatura portuguesa foi dada em 1140, depois da fundação de Portugal, pelos primeiros poetas portugueses – Paio Soares de Taveirós e João Soares de Paiva. Depois deles, muitos outros surgiram, dando origem ao Trovadorismo.
No Trovadorismo, durante a Idade Média, tinha a ideia de que Deus era o centro de tudo – denominado como teocentrismo. Nessa época, a Igreja Católica tinha total domínio, econômico e político, sobre as regiões no Ocidente.
O período Clássico abrange as obras dos estilos classicista, barroco e arcadismo. A era Moderna compreende Romantismo, Realismo e Naturalismo, Simbolismo, Modernismo e Contemporâneo.
Uma das obras mais importantes da literatura portuguesa – se não a mais importante – é a publicação de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Publicada em 12 de março de 1572, a obra é tão importante para a literatura de Portugal quanto para a nação lusitana.
Inspirada em outras obras, como Odisseia e Eneida, Os Lusíadas é formado por dez cantos, os quais estão divididos em 1.102 estrofes e 8.816 versos.
O seu grande marco foi dado devido ao uso da língua portuguesa que, até então, era chamada apenas de linguagem e vista como um modo pejorativo ao jeito culto das expressões escritas em latim.
Camões narrou as grandes navegações do Vasco da Gama, um dos grandes símbolos cultural e político para o povo lusitano. Desde o século 16, é possível observar a utilização de cânone para a criação da obra – o qual é usado até os dias de hoje. Os Lusíadas se tornaram uma “Bíblia” da cultura portuguesa.
Conheça as 3 obras mais importantes da literatura portuguesa e que todo mundo deveria ler:
Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente (1465 – 1537)
Criada em 1517, a obra de Gil Vicente aborda de maneira sátira o apelo moral à sociedade da época. O cenário imaginário representa um purgatório e as barcas são comandadas por um anjo e o diabo. Ao longo do enredo, descobre-se se as almas vão ser destinadas ao paraíso ou inferno. Os personagens eram baseados nas classes sociais e nas orientações religiosas de Lisboa, a capital de Portugal, do século 16.
Os Sermões, de Padre António Vieira (1608 – 1697)
Textos em prosas foram escritos por António Vieira, onde o escritor fazia críticas a assuntos polêmicos que ele acreditava ser errado. Os temas incluíam as opiniões contrárias as orientações da Igreja, proteção aos direitos humanos e a busca pela abolição da escravatura. António Vieira era um religioso influente, além de filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus.
Os Cus de Judas, de António Lobo Antunes (1942 – atualmente)
Dono de um estilo único e técnicas de narrativas sofisticadas, António Lobo Antunes é o maior escritor português dos dias de hoje. Ele também é médico psiquiatra e já foi convocado para servir na guerra em Angola pelo Exército português. A obra Os Cus de Judas, de 1979, o tornou conhecido internacionalmente, onde relatou o conflito e a independência dos angolanos.
Veja quais são os maiores artistas da literatura portuguesa: