About { News { Collaborators { Stockists { Issues { Behind the Scenes { Submissions { Contacts

Homepage | Collaborators
{

ines-jacques

Inês Jacques

Nasceu em Lisboa em 1978.
Em 1994 inicia a sua formação em Dança e em Música, estudando em Portugal e na Holanda como bolseira do Min.Ed. Licenciou-se em Dança - Ramo de Espectáculo pela Escola Superior de Dança e frequentou o 4º ano do Hot Clube de Portugal. Nos últimos anos, tem vindo a estudar canto com a cantora de jazz Joana Machado.
Tem frequentado diversos workshops destacando o trabalho de composição e improvisação com Meg Stuart, Emmanuelle Huhyn, Vera Mantero, João Fiadeiro, Paulo Ribeiro, Francisco Camacho, Filipa Francisco, Olga Roriz, Trisha Brown Dance Company, Ixkizit Cie., voz com Lúcia Lemos, e performance e multimédia com Kirk Woolford.
Tem trabalhado como intérprete com Tiago Guedes desde 2001. Tem colaborado com outras companhias e projectos dos quais destaca o colectivo IGLOO (Grã-Bretanha).
Criou o vídeo-performance “Síncope” (2008) com Edgar Santinhos, “Falling Up” (2007) uma peça-canção, a convite do Teatro Camões, “Renée Adorée” (2006), co-produzido pelo Alkantara Festival/Teatro Maria Matos e “Good Girls” (2004), todos com música ao vivo. Os seus trabalhos já venceram 3 edições do concurso Jovens Criadores do CPAI. Em 2006 é convidada a representar Portugal na III Bienal dos Jovens Criadores da CPLP e em 2008 no Festival Internacional de Dança em Macau.
Em 2006 cria com Eduardo Raon o projecto musical Ela Não É Francesa Ele Não É Espanhol, onde canta e é responsável, em parceria, pelos arranjos. Este grupo tem desenvolvido projectos paralelos como o “projecto-montra” e “Ela Não É Francesa Ele Não É Espanhol…mas Ele É Inglês” com o realizador Thomas Hicks (Londres). Este projecto irá lançar o seu primeiro cd em 2010.
Ocasionalmente colabora com artistas plásticos, nomeadamente Catarina Campino, Jorge Santos e Ana Pérez Quiroga, com companhias de teatro como a Inestética Companhia Teatral, ou com músicos de renome como Pedro Moreira ou I-Wolf (Sofa Surfers- Áustria).
O seu trabalho tem sido apresentado em diversos teatros em Portugal, França, Eslovénia, Macedónia, Moçambique, China e na Federação da Rússia.
Em 2005, funda a Zut!, produtora que promove objectos artísticos contemporâneos.
 

© CINE QUA NON 2017 | Bilingual Arts Magazine | portuguese//english