About { News { Collaborators { Stockists { Issues { Behind the Scenes { Submissions { Contacts

Homepage | Collaborators
{

 

Mickael de Oliveira

Nasceu em 1984, em Paris, e vive em Portugal desde 1999, residindo actualmente em Lisboa. É licenciado e Mestre em Estudos Artísticos – Variante Teatro, e está a finalizar o seu doutoramento na área da dramaturgia contemporânea portuguesa e europeia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 
Escreve para teatro desde 2004 e fundou com o encenador John Romão a companhia Colectivo 84, estrutura (apoiada pelo Ministério da Cultura e por Instituições privadas) que tem montado todos os seus textos. O seu percurso já foi galardoado com dois prémios. Recebe, em 2007, o Prémio Nova Dramaturgia Maria Matos, atribuído pelo Teatro Municipal Maria Matos (Lisboa) e, em 2009, é-lhe entregue a Menção Honrosa do Prémio Luso-Brasileiro António José da Silva com o texto “Clitemnestra”, promovido pelo Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa) e pela FUNARTE (Brasil). É autor de uma dezena de textos, entre os quais: “Hipólito – monólogo masculino sobre a perplexidade”, “70KG”, “Monólogos e Materiais” para o espectáculo “Velocidade Máxima”, “Só os idiotas  querem ser radicais”, “Textos para apocalipses” para o espectáculo “Morro como país” (texto de Dimítris Dimitriádis). Tem editado “O que é teu entregou aos mortais”, (Colecção Dramática do Teatro Maria Matos) e tem projectos editoriais em preparação. O seus textos estão traduzidos para Francês, Inglês, Castelhano, Eslovaco. 
Para além da sua actividade de dramaturgo, é director artístico do primeiro festival de dramaturgia contemporânea em Portugal - Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas, que teve lugar no São Luiz Teatro Municipal (Lisboa) em Novembro de 2010, projecto que explora a dramaturgia contemporânea portuguesa e internacional. 
É professor assistente de Gestão Cultural e de Estudos Artísticos na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e prepara uma série de seminários sobre escrita contemporânea para vários teatros portugueses.

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it


{ voltar

 

 

 

© CINE QUA NON 2017 | Bilingual Arts Magazine | portuguese//english